Transporte público foi o principal tema dos quadrinhos

por Julia Dietrich

A primeira oficina aberta à comunidade de 2011, a atividade de “Comics Power”, reuniu cinco jovens bastante interessados em transformar o mundo a partir da linguagem dos quadrinhos. Seguindo a metodologia de Shared Sharma, idealizador da proposta de Comics Power, os jovens se reuniram para discutir os temas que os mobilizavam. Questões como acesso à saúde, educação e cultura foram amplamente debatidas, mas o tema do acesso ao transporte de qualidade e a baixo custo foi o assunto escolhido.

Mobilizados pelo recente aumento do preço das passagens, os participantes criaram quadrinhos que dialogavam tanto com a qualidade do acesso, quanto com a importância do transporte para a garantia da qualidade de vida das pessoas. “Com o aumento, senti que minhas asas estivessem sendo cortadas. Sempre fui muito livre e adoro viver na nossa cidade. Sempre fui para todos os lugares, mas com a nova tarifa isso se tornou impossível. Não tenho mais como pagar minha locomoção como antes”, contou Alex Augusto, um dos quadrinistas da atividade.

A oficina durou três horas e, mesmo com o pouco tempo disponível, seguiu a estrutura proposta por Sharma. “Eu adorei! Os quadrinhos são uma super linguagem de mobilização, afinal eles tem uma dinamica diferente do texto. Acho que é mais fácil para o público se identificar com uma imagem”, conta Ananda Radhika Postiglione, outra quadrinista que participou da Comics Power da Agência. “Foi uma grande sacada a do Shared Sharma. Ele uniu a dinâmica e a praticidade dos quadrinhos à rapidez das tirinhas, tudo com uma intenção mais jornalística, ativista, de mobilização mesmo”, complementa.

Os quadrinhos já foram xerocados e serão “colados” hoje, segunda-feira, dia 25, aleatoriamente pelas ruas de Pinheiros.

Veja alguns dos resultados da oficina:

Retirado de http://pinheiros.agenciacomunitaria.org.br/2011/04/25/transporte-publico-foi-o-principal-tema-dos-quadrinhos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *