Tarifa zero em Changning, China

Você já desejou que o transporte público fosse de graça? Bom, se você estiver em Changning City, na Província Central de Hunan, China, o seu sonho foi realizado. Desde o dia 1o de julho de 2008, moradores locais e visitantes podem desfrutar as três linhas de transporte público gratuitamente. Para bancar a iniciativa, o governo utilizou sete milhões de iuanes (aproximadamente um milhão de dólares).

De acordo com a imprensa local, no primeiro dia de tarifa zero nos ônibus o número de passageiros aumentou mais de 60%.

Este projeto não tem precedentes na China. Em qualquer outro lugar no país o transporte público segue o modelo de mercado e com subsídios financeiros oferecidos pelo governo.

Por que o governo de Changning haveria de custear integralmente o transporte público? A autoridade local anunciou que a oferta de ônibus gratuitos é uma decisão no sentido de economizar energia, proteger o meio ambiente, tornar padrão o uso do transporte urbano e impulsionar o bem-estar público. Ao mesmo tempo, Changning isentou a população rural local do pagamento de taxas da água e de seguros de saúde. E, ao que parece, se trata de uma cidade sem problemas financeiros, considerando um aumento de 100 milhões de iuanes no orçamento municipal (cerca de 15 milhões de dólares) nos últimos três anos.

A decisão pelo transporte coletivo sem cobrança de tarifa no seu uso foi feita após oito meses de estudos sobre a viabilidade do projeto, discussões em secretarias do governo e baseado na opinião pública sobre o assunto. De acordo com explicações do governo, o financiamento vem de três fontes: orçamento local, rendimentos vindos de espaço publicitário nos ônibus e subsídios ao combustível do governo central.

Traduzido e adaptado de http://www.bjreview.com.cn/forum/txt/2008-08/11/content_141110.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *