[Dia D – Rio de Janeiro, RJ] Secretaria de Transportes do RJ foi ocupada pelo comité contra o aumento das passagens

by: Punkado

Informes sobre a ocupação da Secretaria Municipal de Transportes – RJ que aconteceu hoje, no Dia Nacional de Luta Contra o Aumento das Passagens, 9/2. O Comitê de Luta Contra o Aumento das Passagens-RJ mobilizou a ocupação da Secretaria (Rua Dona Mariana, 48) promovendo um catracaço que levasse os manifestantes da Candelária até Botafogo.

Entre as reinvindicações estavam: a dimininuição imediata da passagem, revogando o aumento, o fim do contrato que permite que todo ano se aumente a passagem, o projeto de lei tarifa zero (passe livre). A ocupação do prédio foi feita com a exigência de serem atendidos pelo secretário de transportes ou diretor responsável pela repartição, a fim de entregar o troféu “roleta de ouro” e uma carta comunicando o manifesto.

Após horas de manifestação pacífica com faixas, panfletos, cantorias e diálogo com os funcionários, a polícia chegou e sorrateiramente jogou gás de pimenta e lacrimogênico pelos fundos, inclusive com os próprios trabalhadores da repartição lá dentro, momento em que os manifestantes se mantiveram atrás da faixa e gritaram “Outro Pinheirinho não!”. Na correria por causa da polícia uma porta de vidro estourou.

Sem condições de se manter la dentro, os manifestantes foram para a porta e denunciaram a violência policial, que espera receber apoio em sua greve nos próximos dias. Os policiais se mantiveram bloqueando a porta após a saída dos manifestantes, com cacetetes, gas de pimenta e eletrochoque. Um ônibus vazios esperava por prisões. Os manifestantes queimaram a catraca simbólica e se retiraram cantando contra o aumento das passagens.

Ao sair posaram para uma foto em grupo já que o senhor policial estava fotografando-os detrás do carro. Prontamente manifestaram seu apoio à greve ETERNA da polícia.

Compas que ainda apoiam a greve policial deveriam repensar se eles apoiariam vocês. Parabéns a todxs pelo ato!

Parabéns também axs corajosxs trabalhadorxs que se rebelaram hoje nos trens!

A luta continua

Se puderem divulguem essa notícia, inclusive pra mídia.

O Autogestão aceita material (fotos, vídeos, etc) do ato para disponibilizar!

Retirado de: http://autogestao.org/urgente-secretaria-de-transportes-do-rj-foi-ocupada-pelo-comite-contra-o-aumento-das-passagens/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *