Espaço Público entrevista Lúcio Gregori

O autor do projeto tarifa zero, hoje inspiração do Movimento Passe Livre (MPL), Lúcio Gregori é o entrevistado desta terça-feira (26/01) no programa Espaço Público, que vai ar pela TV Brasil, às 23h. Engenheiro civil, Gregori coordenou a elaboração da proposta quando era secretário dos Transportes da então prefeita paulistana Luiza Erundina – à época, no começo da década de 1990, no PT. A ideia era a prefeitura de São Paulo bancar o custo com o aumento do IPTU nas áreas mais valorizadas da cidade.

A partir do início dos anos 2000, manifestantes começaram a se organizar e a ir às ruas em defesa do transporte público gratuito. Já em 2003, houve a Revolta do Buzú, na capital baiana. Em 2004 e 2005, foi a vez da Revolta da Catraca, em Florianópolis. Ainda em 2005, surgia o MPL, fundado durante o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Às vésperas da Copa do Mundo no Brasil, em 2013, os protestos espalharam-se pelo país e puseram a tarifa zero no centro dos debates nacionais.

Hoje engenheiro aposentado e colaborador do MPL, Lúcio Gregori comemora o fato de mais de 100 cidades brasileiras haverem revogado aumentos de tarifas. Na opinião dele, “a rebeldia compensou”. Fiel à defesa da tarifa zero, explica que ela é um diferencial imbatível para fazer o cidadão abandonar o carro e migrar para o transporte coletivo. Observa que o serviço deve ser gratuito, como a coleta de lixo, a educação e a saúde.

“A mobilidade urbana é tratada como um serviço, o transporte como um produto e a tarifa é parte de um produto excludente dos que não podem pagar”, justifica Gregori, enquanto a população das regiões metropolitanas do país continua tomando as ruas, em protesto contra a má qualidade do transporte público e o alto custo das passagens. Este mês, por exemplo, os paulistanos têm se manifestado com frequência contra a recente alta da tarifa de ônibus, de R$ 3,50 para R$ 3,80.

O programa Espaço Público é apresentado pelo jornalista Paulo Moreira Leite. Da entrevista com Lúcio Gregori também participam o repórter do jornal Folha de S.Paulo, Rodrigo Russo, e a editora do site da CartaCapital, Tory Oliveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *